Machado, Allan do Espírito SantoLima, AlanaReis, Ana Beatriz dosCamargo, Joseli Almeida2017-09-292017-09-292014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2519Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/Matemática, no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A proposta da oficina foi organizar uma sequência didática para a construção de polígonos regulares com os alunos do 8o ano D do Ensino Fundamental. As construções desenvolvidas foram: triângulo, quadrado, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono, dodecágono, pentadecágono e icoságono. Esta oficina teve como objetivos possibilitar a compreensão dos conceitos de polígonos regulares por meio da construção prática e da visualização com o auxilio do compasso, transferidor e a régua, além de estimular a criatividade dos alunos. As construções ocorreram durante as aulas de matemática, buscando sempre instigar os alunos a participarem da atividade explorando seus conhecimentos prévios e buscando ampliá-los para novos conceitos matemáticosporopenAccessOficina PedagógicaPolígonos regularesA arte de construir polígonosconferenceObject