Merlin, José ReinaldoYoshitake, Alex KazumiAnastácio, Paulo RobertoPagno, Rodrigo Tomaz2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3243Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las à luz das teorias pertinentes. Neste artigo são mostradas algumas destas ferramentas e como podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias estão em análise no projeto PIBID – Sistemas de Informação – da Universidade Estadual do Norte do Paraná, sendo que os resultados preliminares mostram que podem ser utilizadas, mas que é necessário um conhecimento sobre elas para que o processo seja produtivoporopenAccessTecnologias digitaisTecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagemconferenceObject