Marchi, Jamur JohnasCosta, Claudinei Marcos da2020-01-212020-01-212020-01-21COSTA, Claudinei Marcos da. Administração Pública Estratégica: observação participante da implementação do Sistema de Gerenciamento de Projetos do Exército em uma organização militar. 2019. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública e Políticas Públicas) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5502Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública e Políticas Públicas. Orientador: Prof. Dr. Jamur Johnas MarchiA Administração Pública Estratégica pode ser entendida como gerenciamento de bens, serviços públicos diretos ou indiretos por meio de processos racionais, baseados em dados mensurados por indicadores relacionados à metas e/ou objetivos específicos. O uso de ferramentas estratégicas na administração privada tem se consolidado ao longo dos anos, entanto a administração pública também utiliza e vem desenvolvendo sistemas para o seu emprego. A manutenção das estruturas físicas e administrativas que prestam serviços nas áreas de segurança, saúde, educação, esporte, lazer, cultura e outras, requerem recursos e organização das despesas por vias estratégicas, visando controlar os custos e distribuir de forma eficiente, eficaz e efetiva o crédito orçamentário cada vez mais escasso. Gerenciar todas as atividades por meio de processos, com base em dados mensuráveis podem permitir a condução da administração pública de forma estratégica, traçando metas a serem alcançadas por meio de ações táticas com vistas a atingir objetivos predeterminados. Espera-se que ao executar determinada ação, que certa reação ocorra, contudo em Ciências Humanas nem tudo ocorre como o esperado, então o uso de indicadores poderá demonstrar se os resultados estarão sendo alcançados. E a medida em que os resultados forem sendo apresentados, processos ou etapas poderão ser modificados ou até mesmo extintos. Portanto, gerir de forma lógica e racional, com foco nos resultados, parece ser o método utilizado na administração estratégica. Contudo é importante estudar o processo de implementação para observar se os resultados almejados no projeto são atingidos, conforme sua idealização. O objetivo é analisar o uso de determinado método e ferramenta de apoio à administração pública. Por meio de observação participante, com foco na implementação do Sistema de Gerenciamento de Processos do Exército – GPEx em uma unidade militar do Exército Brasileiro, que visará a aplicação do método do Balanced Scorecard – BSC de Kaplan e Norton (1992) para apoio às tomadas de decisões sob múltiplas perspectivas: financeira, processos internos, clientes e do aprendizado sob forma de crescimento. Segundo o PMBOK (PM Book of knowledge), do PMI (Project Managment Institute) existem nove áreas de conhecimento em gestão de projetos: escopo, tempo, recursos humanos, integração, comunicação, qualidade, custos, riscos e aquisições. E no estudo em questão foram observados a abrangência dessas áreas de conhecimento. O GPEx, possui maior foco no escopo, tempo e custo, contudo a unidade militar avaliada demonstra explorar com mais intensidade o sistema, ao incluir indicadores capazes de demonstrar o nível de qualidade de seus serviços com base na observação dos clientes, integração entre as áreas que geram informação e na cooperação com outras unidades militares. Também se preocupa no desenvolvimento dos recursos humanos envolvidos em suas diversas atividadesThe Strategic Public Administration can be understood as asset management, direct or indirect public services through rational processes, based on data measured by indicators related to specific goals and / or objectives. The use of strategic tools in private administration has been consolidated over the years, but public administration also uses and has been developing systems for its use. The maintenance of physical and administrative structures that provide services in the areas of safety, health, education, sports, leisure, culture and others, require resources and organization of expenses through strategic ways, aiming at controlling costs and distributing efficiently, effectively and effectively. the increasingly scarce budget credit. Managing all activities through processes based on measurable data can enable the administration of the public to be strategically set, setting goals to be achieved through tactical actions to achieve predetermined goals. It is expected that when performing a certain action, that a certain reaction will occur, however in Human Sciences not everything goes as expected, so the use of indicators can demonstrate if the results are being achieved. And as results are presented, processes or steps may be modified or even terminated. Therefore, managing in a logical and rational manner, focused on results, seems to be the method used in strategic management. However, it is important to study the implementation process so that the desired project results are achieved, according to their idealization. The objective is to analyze the use of a particular method and tool to support public administration. Through participant observation, focusing on the implementation of the Army Process Management System - GPEx in a Brazilian Army military unit, which will aim at applying the Balanced Scorecard - BSC method of Kaplan and Norton (1992) to support the taking decision making from multiple perspectives: financial, internal processes, customers, and growth learning. According to PMI (PM Book of Knowledge), PMI (Project Management Institute) there are nine areas of project management knowledge: scope, time, human resources, integration, communication, quality, costs, risks and procurement. And in the study in question were observed the comprehensiveness of these areas of knowledge. GPEx has a greater focus on scope, time and cost, but the military unit evaluated demonstrates to explore the system more intensely by including indicators capable of demonstrating the quality level of its services based on customer observation, integration between areas. that generate information and cooperation with other military units. It is also concerned with the development of human resources involved in its various activitiesLa Administración Pública Estratégica puede entenderse como gestión de activos, servicios públicos directos o indirectos a través de procesos racionales, basados en datos medidos por indicadores relacionados con metas y / u objetivos específicos. El uso de herramientas estratégicas en la administración privada se ha consolidado a lo largo de los años, sin embargo, la administración pública también utiliza y ha estado desarrollando sistemas para su uso. El mantenimiento de estructuras físicas y administrativas que brindan servicios en las áreas de seguridad, salud, educación, deportes, ocio, cultura y otros, requiere recursos y organización de gastos a través de formas estratégicas, con el objetivo de controlar los costos y distribuir de manera eficiente, efectiva y efectiva. El crédito presupuestario cada vez más escaso. La gestión de todas las actividades a través de procesos basados en datos medibles puede permitir que la administración del público se establezca estratégicamente, estableciendo objetivos a alcanzar a través de acciones tácticas para lograr objetivos predeterminados. Se espera que al realizar una determinada acción, se produzca una reacción determinada, sin embargo, en Ciencias Humanas no todo sale como se esperaba, por lo que el uso de indicadores puede demostrar si se están logrando los resultados. Y a medida que se presentan los resultados, los procesos o pasos pueden modificarse o incluso terminarse. Por lo tanto, la gestión de manera lógica y racional, centrados en los resultados, parece ser el método utilizado en la gestión estratégica. Sin embargo, es importante estudiar el proceso de implementación para que se logren los resultados deseados del proyecto, tal como se pretendía. El objetivo es analizar el uso de un método y una herramienta particulares para apoyar la administración pública. A través de la observación participante, centrándose en la implementación del Sistema de Gestión de Procesos del Ejército - GPEx en una unidad militar del Ejército de Brasil, que tendrá como objetivo aplicar el método de Balanced Scorecard - BSC de Kaplan y Norton (1992) para apoyar la toma toma de decisiones desde múltiples perspectivas: financiera, procesos internos, clientes y aprendizaje de crecimiento. De acuerdo con PMI (PM Book of Knowledge), PMI (Project Management Institute) hay nueve áreas de conocimiento de gestión de proyectos: alcance, tiempo, recursos humanos, integración, comunicación, calidad, costos, riesgos y adquisiciones. Y en el estudio en cuestión se observó la exhaustividad de estas áreas de conocimiento. GPEx tiene un mayor enfoque en el alcance, el tiempo y el costo, pero la unidad militar evaluada demuestra explorar el sistema más intensamente al incluir indicadores capaces de demostrar el nivel de calidad de sus servicios en función de la observación del cliente, la integración entre áreas. que generan información y cooperación con otras unidades militares. También le preocupa el desarrollo de los recursos humanos involucrados en sus diversas actividadesporopenAccessSistema de Gerenciamento de Processos do Exército (GPEx)Balanced Scorecard (BSC)Exército Brasileiro (EB)Administração Pública Estratégica: observação participante da implementação do Sistema de Gerenciamento de Projetos do Exército em uma organização militarbachelorThesis