Goulart, Marceli BehmNabozny, Rosimeire BárbaraSilva, Janaina Freitas daHass, Andrea Siqueira2017-10-302017-10-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2867Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto interdisciplinar desenvolvido no contexto do projeto PIBID Interdisciplinar da UEPG. O projeto fundamenta-se na pedagogia de Freinet, que é apresentada ao longo do trabalho, bem como referências teóricas sobre interdisciplinaridade. O projeto teve como temática o aparelho digestivo humano e foi planejado e desenvolvido em duas turmas de 5a ano da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, em Ponta Grossa. Como resultados deste projeto destaca-se a vivência da cooperação, da comunicação e expressão livre e do tateamento experimental, propiciando às crianças o desenvolvimento da autonomia, colocando-as como sujeitos no processo de aprendizagem e o professor como mediador desta aprendizagem, bem como a necessidade de ampliação e aprofundamento da interdisciplinaridade nos projetos futurosporopenAccessInterdisciplinaridadePedagogia FreinetAparelho digestivoInterdisciplinaridade e pedagogia freinet: uma combinação possívelconferenceObject