Carvalho, Fellipe Thiago Lopes2024-05-232024-05-232024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8288Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho objetivou investigar a potencialidade do trabalho de campo na Geografia Escolar, considerando o ensino sobre o conceito de segregação socioespacial na cidade de Foz do Iguaçu/PR, numa perspectiva histórico-crítica. O recorte espacial abarcou a cidade de Foz do Iguaçu, tendo como população da pesquisa uma turma de 2º ano do Ensino Médio de um colégio estadual público no município de Foz do Iguaçu, localizado no Oeste do Estado do Paraná, no ano de 2023. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem não probabilística, com utilização de levantamentos de informações junto a fontes secundárias e primárias, sendo utilizado como técnicas para coleta de informações in loco a observação participante, registro fotográfico, elaboração e aplicação de uma sequência de atividades relacionadas ao trabalho de campo. Verificou-se no decorrer das aulas que os conceitos científicos de cidade e segregação socioespacial, ao serem discutidos em sala de aula e na aula de campo tendo por base a realidade vivida pelos jovens escolares, despertaram maior interesse e participação da turma, pois envolveram o conhecimento cotidiano das/os discentes na construção dos conceitos escolares. Conclui-se que o trabalho de campo, sobretudo pensado numa perspectiva histórico-crítica, constitui uma prática de ensino essencial para os processos de aprendizagem envolvendo conceitos como os de cidade e segregação socioespacial na Geografia Escolar.viopenAccesstrabalho de campogeografia escolarsegregação socioespacialpedagogia histórico-crilíticaTrabalho de campo na geografia escolar: aprendendo sobre a segregação socioespacial com aulas de campo.