Malaggi, VitorSiementkowski, Bruna Carolina2018-07-032018-07-032017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3752Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área Temática: EducaçãoO artigo apresenta e discute os resultados alcançados na Ação de Extensão “Oficinas de TICs e Planejamento Pedagógico”, vinculada ao Programa “Formação permanente de educador@s: saberes e práticas necessárias à docência na cultura digital”. A atividade extensionista foi realizada com professores(as) da Educação Básica da Rede Municipal de Florianópolis, visando a apropriação pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelos sujeitos participantes. Em síntese, percebemos na práxis extensionista o potencial da dimensão autoral e colaborativa das TICs no ensino-aprendizagem, bem como a importância da intencionalidade pedagógica no trabalho com tais artefatos tecnológicos. Contudo, tais potenciais ainda encontram resistências no contexto escolar, principalmente pelas compreensões instrumentais das TICs na EducaçãoporopenAccessFormação - docênciaTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Cultura digitalFormação permanente de educadores(as) e a apropriação pedagógica das TICs: relatos de uma experiência extensionistaconferenceObject