Barbosa, Jozeildo Kleberson2024-11-252024-11-252024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8693O debate sobre os Direitos Humanos desde os primeiros anos escolares é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com uma sociedade mais justa e equitativa. Nessa perspectiva apresentamos uma sequência didática destinada ao para o 3º ano do Ensino Fundamental, intitulada "Quilombo também é cultura". Está organizada em cinco etapas, de forma que os conteúdos sejam abordados de forma gradual e que possibilitem fomentar práticas de cidadania e respeito aos costumes e tradições para populações quilombolas. A temática dos Direitos Humanos está incorporada em diferentes documentos e normativas educacionais, destacamos o Plano Nacional de Educação – PNE estabelece diretrizes essenciais para promover uma educação inclusiva, democrática e voltada para a cidadania, enfatizando a importância de trabalhar os Direitos Humanos no ambiente escolar. Este estudo objetiva elaborar uma sequência didática para o reconhecimento e valorização da diversidade cultural dos povos negros e quilombolas a fim de criar um ambiente de aprendizagem que valorize a diversidade, a inclusão e o respeito, preparando-os para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral. Esta sequencia didática não pretende esgotar o tema dos Direitos Humanos e da educação para as relações étnico-raciais na escola, ao contrário, busca fomentar novas sequencias e projetos e que tenham como mote a valorização e preservação dos costumes e tradições do quilombo Pedro cubas.vidireitos humanosquilomboensino fundamentaleducação inclusivaQuilombo também é cultura: uma sequência didática para o 3º ano