Ferreira, Charlene Cidrini2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2165IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Pouco (ou nunca) se discute, no âmbito dos estudos que tratam da formação docente, sobre os aspectos que constituem o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiário dos cursos de Licenciatura. Dessa maneira, pretendo, com base na minha pesquisa de doutorado, dar visibilidade a discussões importantes no que se refere à complexidade que envolve o trabalho desse docente, especificamente o de espanhol. O aporte teórico se situa nas interfaces entre os estudos da linguagem (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013). Os encaminhamentos metodológicos da investigação que realizei consideram: (a) observação acerca do que dizem documentos do âmbito nacional, de universidades públicas do Rio de Janeiro (UERJ, UFF, UFRJ e UFRRJ) e de instituições do ensino básico; (b) realização de entrevistas com professores universitários; e (c) organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários. Apesar de haver uma determinação legal de que o estágio supervisionado obrigatório deva ser realizado na escola em conjunto com a universidade, os resultados evidenciam sentidos discursivos que apontam para um trabalho docente constituído por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu lugar na formação profissional. Assim, esta pesquisa busca colaborar com iniciativas de maior valorização da escola e do profissional que nela atua, que resultem numa formação docente pública de qualidade.poropenAccessCursos de Licenciatura em LetrasEnsino de espanholO trabalho (in)visível do professor de E/LE da escola básica no estágio supervisionado dos Cursos de Licenciatura em LetrasconferenceObject