Chvaitchuk, NeliRibeiro, Débora LetíciaFeix, Sivane DeilaStreiechen, Eliziane Manosso2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3244Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem objetiva relatar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia didática ocorreu por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensinar o uso da perífrase estar + gerúndio, na turma do 8o ano em uma escola da rede estadual. A aula foi ministrada por duas bolsistas, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Espanhol) da Universidade Estadual do Centro-Oeste Campus Irati/PR. O embasamento teórico ocorreu por meio do texto “Propuesta metodológica a partir del cortometaje “El vendedor de humo 5 ” (TERUEL et.al 2014). A partir das orientações do texto, utilizamos um vídeo de curta metragem intitulado Libros y Lectura (Livros e Leitura) . A atividade consistia em elaborar frases a partir da história do vídeo. Como estratégia avaliativa, a turma preencheu uma cruzadinha sobre a perífrase. Afirma-se que os objetivos foram atingidos com sucessoporopenAccessEspanholEnsino-aprendizagemTecnologias na aprendizagem da perífrase estar+ gerúndio através de um curta metragem em espanholconferenceObject