OrientaçãoCerpa P, Jaineth Stefanía2022-05-042022-05-042022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6592Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.A presente pesquisa se propõe a identificar as estratégias de comunicação (EsC) frequentemente utilizadas por uma parceria de tandem em encontros do projeto de extensão “Tandem en la triple frontera: aproximando línguas-culturas latino-americanas”. Com base na análise de trechos de duas sessões, pretende-se verificar a funcionalidade do uso reiterado de EsC e observar as possíveis motivações que levaram os aprendizes a empregá-las. Ao configurar-se como um estudo de caso, segue as diretrizes da pesquisa qualitativa, desenvolvendo a análise a partir das dificuldades identificadas na práxis da LE/LA. Nos dados coletados observou-se oito estratégias de comunicação empregadas pelos aprendizes, sendo estas: apelo direto ao interlocutor, apelo indireto ao interlocutor, autorreparo, estrangeirismo, mudança de código, palavra cunhada, recuperação e repetição. Tais EsC estão inseridas em três categorias de estratégias diretas, indiretas e interacionais, com base na taxonomia de EsC apresentada por Dörnyei e Scott (1997). Os resultados obtidos na análise demonstram a presença intrínseca das estratégias de comunicação em diferentes situações comunicativas, o que enriquece as habilidades sociolinguísticas dos aprendizes e contribui no fortalecimento dos princípios do tandem de autonomia, reciprocidade e colaboração.poropenAccessEstratégias de comunicaçãoEnsino-aprendizagem de línguaTandemO Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de CasobachelorThesis