Florencio, Rutemara2018-11-122018-11-122018-01-15FLORENCIO, Rutemara. ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E A PRÁTICA DE PESQUISA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: CONSTRUINDO REFLEXÕES E APRENDIZAGENS SOBRE O PAPEL DO MIGRANTE EM RORAIMA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78052-ALUNOS-DO-ENSINO-MEDIO-E-A-PRATICA-DE-PESQUISA-DE-CAMPO-NA-DISCIPLINA-DE-HISTORIA--CONSTRUINDO-REFLEXOES-E-APRENDI>. Acesso em: 12/11/2018 15:36978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4218Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este trabalho tem como objetivo conhecer as percepções dos alunos de duas turmas do ensino médio (3o ano) sobre realização da pesquisa de campo na disciplina de História além de refletirem sobre o papel do migrante na construção da história do estado por meio de sua prática como pesquisador. Desse modo, foi organizada um questionário com 6 perguntas abertas nas quais os alunos responderam sobre os significados do trabalho, se já haviam feito algo parecido, como se sentiram no papel de pesquisadores, entre outras questões que também incluem o tratamento do migrante na história local. Os resultados mostraram que para 95% dos entrevistados é “muito importante” tratar da história local na disciplina de História; 65% mencionou que ainda não conhecia a História de Roraima e 85%, nunca tinham feito pesquisa de campo na disciplina, considerando “muito relevante” esse tipo de atividade ao aprendizado escolar e da abordagem do migrante como parte importante da história do EstadoporopenAccessHistóriaAlunos do Ensino Médio e a Prática de Pesquisa de Campo na disciplina de História: construindo reflexões e aprendizagens sobre o papel do migrante em RoraimaconferenceObject