Mülhbauer, MarlonMaroso, André Mateus Carlon2018-06-282018-06-282017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3736Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO presente projeto tem como finalidade utilizar o jogo de xadrez como instrumento para desenvolver as habilidades matemáticas de alunos da Educação Básica. Considerando que o jogo de xadrez possui uma história bastante antiga e que sempre fez parte da matemática, é que despertou a necessidade de criar alternativas para auxiliar alunos no processo ensino aprendizagem de matemática. Neste sentido, propõe-se neste projeto um conjunto de atividades envolvendo o jogo de xadrez para ser aplicado num grupo de alunos de 4o a 7o anos do Ensino Fundamental da Escola Básica João José de Souza Cabral, em Canoinhas-SC. Neste conjunto proposto, destacam-se: aulas teóricas para ensinar as bases do xadrez, jogos entre os alunos e um torneio, ao final, para avaliar as qualidades e reais condições de cada aluno. Durante a aplicação das atividades, será realizado um acompanhamento sistemático de cada aluno, juntamente com o apoio da equipe pedagógica da instituição parceira, para quantificar o quanto ele desenvolveu seu raciocínio durante o projeto. Para o desenvolvimento do projeto, ainda, conta-se com a participação de um aluno bolsista (APROEX 01/2017), auxiliando no desenvolvimento geral das aulas, auxílios nas atividades e criação de uma apostila de xadrez para iniciantes, a ser disponibilizada aos alunos. Até o momento se tem atingido boa parte dos resultados esperados e objetivos propostos e, ao final, espera-se que se atinja a excelênciaporopenAccessXadrezMatemáticaEducaçãoExtensãoO xadrez como alavanca no desenvolvimento educacionalconferenceObject