Rocha, Márcia Denise Assunção daCarvalho, Leomir Silva de2017-09-122017-09-122016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2313IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Partindo do estudo que revolucionou o modo de se encarar a personagem literária na modernidade, do teórico alemão Hans Robert Jauss (19211997 ), o presente trabalho movimentase pelas categorias de identificação entre o herói e o público leitor fincada nos moldes estéticorecepcionais, a saber, as modalidades: associativa, contemplativa, solidária, catártica e irônica, para então focalizar o herói às avessas que surge no romance espanhol Dom Quixote de La Mancha (1605/1615), de Miguel de Cervantes Saavedra (1547/1616), em cuja primeira recepção crítica, por uma identifição cômica, rompe com as normas do romance de cavalaria, tornando o leitor consciente do questionamento de outras normas estéticas e padrões de comportamento. Ao atingir um nível de recepção estética a que a identificação que o leitor teria esperado lhe é negada, a fim de sacudilo de sua atenção imperturbável, oporse à estética e direcionar a sua reflexão para um despertar às condições de ilusão e as possibilidades de interpretação, diversas são as modalidades de identificação com o fidalgo manchego que se revelam possíveis, deixando evidente que o que realmente interessa não é, portanto, as diversas formas com que o herói literário nos foi apresentado no curso da história social, mas sim os vários níveis de recepção com que o espectador, o ouvinte e o leitor, em períodos anteriores ou ainda hoje, podem se identificar com o herói, tal como o representativo, múltiplo e universal QuixotporopenAccessMiguel de Cervantes Saavedra - escritor espanholDom Quixote de La Mancha (1605/1615)Padrões interacionais de identificação estética com o herói: Dom Quixote em fococonferenceObject