Martins, Bruna Wanessa2024-01-292024-01-292023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7844A pesquisa aborda a implementação do ensino de Inglês como Língua Adicional no Ensino Público Fundamental I em Foz do Iguaçu, nos anos de 2022 e 2023. A cidade oferece a disciplina em 50 escolas, abrangendo quartos e quintos anos. Leis sancionadas em 2023, em Foz do Iguaçu, tornaram obrigatória a inclusão de inglês e espanhol no currículo escolar, refletindo a pluralidade linguística e cultural. A pesquisa visa analisar a oferta do Inglês como Língua Adicional, considerando todos os agentes envolvidos, desde professores até a receptividade e desempenho dos estudantes. O ensino de inglês para o Ensino Fundamental I não é obrigatório no Brasil e Foz do Iguaçu é uma das cidades pioneiras na oferta. A licitação de 2021 resultou na elaboração de material didático para o ensino de inglês específico para Foz do Iguaçu, cujo uso será parcialmente analisado conforme o edital e a aprovação dos professores. O estudo problematiza questões sobre o processo de implementação, questionando a adequação da estrutura, a disponibilidade de professores, a utilidade dos materiais e a formação oferecida. Questionários avaliativos com professores e avaliações diagnósticas com estudantes são analisados e dados sobre o desempenho e a eficácia do ensino de Inglês como Língua Adicional em Foz do Iguaçu, nos anos de 2022 e 2023, descritos.poropenAccessInglês como Língua Adicional; Ensino Fundamental; Ensino Público.Análise da implementação do ensino de inglês como língua adicional no ensino público fundamental I de Foz do Iguaçu.bachelorThesis