Leon, Jesus AlbertoAmatos, Laura Janaina Dias2025-07-222025-07-222025-07-22https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9159Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e oportunidades enfrentados por crianças migrantes em escolas municipais de Foz do Iguaçu, com base em dados coletados durante a pesquisa "Migração e Infância: Aspectos Sociais, Linguísticos e Culturais na Educação Fronteiriça". A pesquisa foi realizada em três escolas municipais: Arnaldo Isidoro de Lima, Ponte da Amizade e Professora Elenice Milhorança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com diretores, observações pedagógicas, observações do recreio e grupos focais com alunos e professores. Os resultados indicam que a barreira linguística é o principal desafio enfrentado pelas crianças migrantes, mas também se destaca a importância de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para a adaptação desses estudantes. O artigo conclui com recomendações para melhorar a inclusão de crianças migrantes nas escolas, como a necessidade de formação docente e a valorização da diversidade culturaviopenAccesscriançasmigrantesinclusão escolareducaçãoMigração e infância: aspectos sociais, linguísticos e culturais na educação fronteiriçaArticle