Mantoan, Ione Aparecida Alves GeraldoHames, Márcia Madalena da Silva2019-05-292019-05-292018-08ISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5009O conhecimento curricular de Astronomia para surdos, não pode ser empobrecido, subtraído, fragmentado, mas sim formulado para corresponder a sua identidade de cognição, sem distanciar-se, porém, do direito inalienável a tudo que devem conhecer. Métodos de ensino não podem ser únicos para todos e, um sistema educacional que não revela estas diferenças está fadado em provocar a exclusão destes educandos por considerá-los inaptos, intelectualmente. Sendo assim, ao organizar o conteúdo que será trabalhado em sala de aula, o professor terá sempre em mente o tema Sistema Solar /Planetas Clássicos. Este tema está diretamente ligado a outros temas, permitindo ao aluno surdo fazer parte desse todo tão complexo que é o Universo em que vivemosporopenAccessAtas do SERIAPlanetasEnsino Bilíngue - LibrasSistema Solar: Planetas ClássicosconferenceObject