Santos, Aline de Fátima Carvalho dosCosta, Claudiane daMaria, Juliana TuribioStori, Kelly2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2533Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho visa discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID, do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, particularmente, do campus CEDETEG, Guarapuava – PR, na formação dos licenciandos de Geografia. Buscamos também fazer uma breve reflexão acerca da formação de professores e a contribuição do PIBID. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários, impressos e por meio eletrônico, aos atuais pibidianos e para aqueles que passaram pelo programa. A partir dos resultados obtidos podemos concluir que os dois principais fatores que motivaram o ingresso e permanência no programa é a possibilidade de um contato diferenciado com o universo escolar e o aprimoramento da formação docenteporopenAccessFormação - docênciaGeografiaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A contribuição do pibid na formação do professor: PIBID Geografia UnicentroconferenceObject