Sá, Felipe SoaresFreitas, Claudecir Pires de2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3227Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A resolução de exercícios é uma pratica necessária na aprendizagem de física e também de outras ciências, entretanto existe um limite até onde a eficiência desses exercícios chega. Exercícios utilizam rotinas automatizadas que são mecanicamente assimiladas pelos alunos, de forma que eles rapidamente param de contribuir na aprendizagem. Nesse ponto a resolução de problemas deve ser introduzida com o objetivo de solidificar os conceitos construídos por meio da teoria e da resolução dos exercícios. A proposta deste trabalho é mostrar a diferença entre exercícios e problemas, como utiliza-los no processo de aprendizagem significativa e como os professores devem ensinar o seus alunos a encararem esses problemasporopenAccessAprendizagem significativaDavid Ausubel - médico-psiquiatra americanoResolução de problemas na aprendizagem significativa de físicaconferenceObject