Bueno, Rosa ElenaAsinelli-Luz, AraciXavier, Adão AparecidoNeves, Aline do RocioNeves, Aline do RocioD’Aroz, Marlene Schussler2017-04-032017-04-032015https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1666Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José MartinsO presente artigo emerge como fruto do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional, ofer- tado pela Secretaria Educação do Estado do Paraná (SEED / PR) Brasil (2013). Elaborou-se um projeto cujo tema inicialmente versou sobre o ensino de “Literatura em Interfaces com Direitos Humanos”. Envolveu alunos do Ensino Médio, bem como comunidade intra e extraescolar, lide- ranças comunitárias e representantes das instâncias colegiadas. Como metodologia para nortear as discussões, foi utilizado o filme e o romance “Capitães da Areia”, de Jorge Amado (1937), que narra a história dos meninos de rua em Salvador na década de trinta e as estratégias de sobrevi- vência, dentre outros assuntos como o sincretismo religioso, prostituição, a epidemia da varíola, o comunismo e as diversas manifestações de violências no ambiente intra e extrafamiliar. Os deba- tes sobre violação de Direitos Humanos, desde o micro- ao macrossistema foram delineados a par- tir do paradigma bioecológico proposto por Bronfrenbrenner (2011). Espera-se sensibilizar sobre a importância de todos e todas se envolverem efetivamente no desenvolvimento (social, cultural, afetivo e cognitivo), de crianças e adolescentes, visando à edificação de subjetividades humaniza- das.poropenAccessPrograma de Desenvolvimento Educacional (PDE)Secretaria Educação do Estado do Paraná (SEED)Direitos humanosViolência intrafamiliar do micro ao macrossistema: uma perspectiva bioecológica para pen- sar a educaçãoconferenceObject