Nagao, Augusto ItiroFraga, NewtonCavalcante, Neiva Samara MendesHiga, Ivanilda2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2643Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação Infantil, na disciplina de Física. Apresenta-se a sequência didática baseada numa atividade experimental, e reflexões acerca do seu desenvolvimento na sala de aula. Uma vez que o público alvo são alunos do Curso de Formação de Docentes, propôs-se, como forma de analisar o conhecimento adquirido, que os alunos elaborassem uma nova atividade para seus futuros alunos no ensino fundamental, transpondo as ideias de energia abordadas nas aulas, e assim demonstraremos nos resultados algumas atividades propostas que apresentam de forma coerente à aplicação dos conceitos de Conservação de Energia MecânicaporopenAccessEducação - ensino de físicaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normalconferenceObject