Orientação2020-11-102020-11-102017-12-22https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5963Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento.O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de variáveis relacionadas ao acesso à cultura no rendimento escolar latino-americano. Tais variáveis foram definidas como não observáveis, sendo utilizada a teoria da Sinalização, que apresenta a educação como filtro. Os dados para análise foram obtidos pelo Tercer Estudio Regional Comparativo y Explicativo (TERCE), e as estimativas foram aplicadas para os alunos do sexto ano nas disciplinas de Linguagens, Matemática e Ciências. Como método, optamos pelo Modelo Hierárquico Linear, também conhecido como multinível, amplamente utilizado em análises com dados educacionais pelas suas características hierárquicas. Os resultados foram significativos e expressivos, mostrando que o acesso à cultura beneficia a nota escolar do aluno na América Latina.poropenAccessEfeitos do Acesso à Cultura no Rendimento Escolar na América LatinabachelorThesis