Tavares, Silvia2023-06-302023-06-302022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7473Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Este presente trabalho busca elaborar e apresentar um aplicativo (para smartphones que utilizam o sistema operacional Android) de ensino de espanhol para trabalhadores do setor de turismo da cidade de Foz do Iguaçu a partir de uma perspectiva translingue. Primeiramente serão apresentados os conceitos de gamificação e aplicativos de línguas que se encontram disponíveis na internet e que utilizam artifícios de jogos em seus métodos de ensino. Serão abordadas noções de translinguagem e repertório linguístico para então ser apresentado o aplicativo elaborado, chamado ATE Foz, mostrando como foi seu processo de elaboração e as estratégias de ensino abordadas e como a gamificação está presente nele. Este trabalho também apresenta como o aplicativo foi recebido pelos usuários através de um questionário enviado para um grupo de pessoas de diferentes idades, conhecimentos de tecnologia digital e nível de espanhol, que testaram o aplicativo, respondendo questões de usabilidade e dificuldade encontradas durante os testes e se ele se mostrou efetivo no que se propôs a executar.poropenAccessespanhol; turismo; ensino; gamificação; aplicativo de línguasATE Foz: Proposta de Aplicativo para Aprender Espanhol Enfocado ao Setor Turístico de Foz do IguaçubachelorThesis