Silva, Thales Ramos da2017-02-232017-02-232015-11https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1189Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e MúsicaEssa pesquisa almeja relatar e discutir a institucionalização do projeto Tandem UNILA: pedalando juntos em espanhol e português na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Com o auxílio das novas tecnologias, o tandem tem se expandido pelas Universidades brasileiras, sobretudo dentro dos cursos de línguas, como uma nova ferramenta de ensino- aprendizagem de idiomas (TELLES, 2009; RUANO, 2012; ARANHA & CAVALARI, 2014). O projeto acima mencionado, contudo, desenvolve sessões de tandem presencial (face a face), executável por causa do caráter bilíngue e multicultural da UNILA e das cidades da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai (RAMMÉ, 2014). Assim, nosso objetivo específico é investigar o processo de integração, com suas possibilidades e dificuldades, de atividades desse projeto de extensão nas disciplinas de Português e Espanhol como línguas adicionais do Ciclo Comum de Estudos da instituição. O método utilizado para a pesquisa é o estudo de caso, a partir da discussão obtida através da análise de questionários e entrevistas com os professores e instâncias universitárias envolvidas. Tendo em vista que alguns professores da UNILA já utilizam o tandem como ferramenta pedagógica durante as aulas, apesar do projeto ainda não ser institucionalizado, já observamos que essa prática tem causado efeitos positivos no rendimento linguístico e intercultural dos discentes.poropenAccessProjeto TandemUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Cursos de línguasDesafios do projeto Tandem UNILA: pedalando juntos em espanhol e portuguêsconferenceObject