Cáceres, Aura Maria Diaz2025-01-312025-01-312024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8794Este artigo examina as conflitualidades socioambientais no departamento de Santander, Colômbia, com foco na istória dos processos de resistência e luta das comunidades camponesas pela defesa do território, da água e da ida. Através de uma abordagem metodológica que inclui entrevistas semiestruturadas com líderes e lideranças omunitárias, são analisadas as estratégias de organização e resistência em um contexto marcado pela violência eneralizada na Colômbia. Destaca-se a importância da educação emancipatória, da pedagogia crítica de Paulo reire, da Pesquisa-Ação Participativa (PAP) de Fals Borda e do diálogo de saberes com os camponeses como erramentas fundamentais que sustentam os processos de defesa da água, da vida e dos territórios em busca de ustiça social e ambiental. Resumen Este artículo examina las conflictividades socioambientales en el departamento de Santander, Colombia, con un enfoque en la historia de los procesos de resistencia y lucha de las comunidades campesinas por la defensa del territorio, el agua y la vida. A través de un enfoque metodológico que incluye entrevistas semiestructuradas com íderes y lideresas comunitarias, se analizan las estrategias de organización y resistencia en un contexto marcado or la violencia generalizada en Colombia. Se destaca la importancia de la educación emancipatoria, la pedagogía crítica de Paulo Freire, la Investigación-Acción Participativa (IAP) de Fals Borda y el diálogo de saberes con los ampesinos como herramientas fundamentales que sustentan los procesos de defensa del agua, la vida y los erritorios en busca de justicia social y ambiental.esopenAccesseducaçãojustiça ambientalviolênciapedagogia críticaDefensa del territorio y resistencia popular en santander. Educación, diálogo de saberes y conflictos socioambientales