Henriques, Aline Moreno NoivoOliveira, Fernanda Neri de2017-12-212017-12-212014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3086Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Estamos vivenciando uma época na qual o preconceito e a discriminação não têm vez. Devido às atitudes discriminatórias, a solução encontrada foi trabalhar com esta temática desde cedo, por isso o Ensino Fundamental e Médio, foram contemplados pela Lei no 10.639/03, que alterou a LDB, modificando o currículo das escolas para incluir as contribuições histórias e sociais dos Afro- Brasileiros, ampliando o conhecimento sobre a diversidade cultural presente em nossa sociedade. Porém, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não foi contemplada por tal legislação. Deste modo, cumpre questionar: “Os avanços dessa Lei estão presentes no campo da Educação Infantil?”. Realizamos uma pesquisa de cunho quantitativo para responder à questão, analisando o contexto de criação da Lei no 10.639/03. O resultado evidenciou que a legislação específica da referida etapa veio suprir tal exclusãoporopenAccessBrasil. Lei 10.639/03 - ensino da história e cultura afro-brasileiraEducação infantilDiretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI)Os desdobramentos da Lei No 10.639/03 seus impactos na educação infantilconferenceObject