Souza, Eder Cristiano deLima, Larissa Souza de2023-11-092023-11-092023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7712Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A pesquisa teve início dentro do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), entre 2020 e 2021, quando foi trabalhada, em sala de aula, a temática da História da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, com ênfase na questão dos povos indígenas que viviam às margens do Rio Paraná e foram desalojados pelo alagamento decorrente da construção da barragem. Esse estudo teve continuidade na Iniciação Científica, a partir de 2022, quando foi desenvolvida uma investigação que partiu de uma sequência de aulas sobre a temática indicada, tendo como objetivos a conscientização a respeito da temática indígena ao público jovem e a mobilização da consciência histórica dos estudantes por meio dos conceitos teóricos de Significância Histórica, Evidência Histórica, Empatia Histórica e Dimensão Ética, a partir dos estudos de Seixas e Morton (2013). As aulas problematizaram como as narrativas produzidas pelos meios de comunicação analisados, acerca do ocorrido, dão maior ênfase ao progresso trazido pela construção da usina hidrelétrica e acabam invisibilizando as populações indígenas que habitavam as terras inundadas pelo lago de Itaipu. A investigação teve como objetivo analisar as narrativas produzidas pelos alunos ao final da aplicação da sequência de aulas, que ocorreu no Colégio Flávio Warken, no ano de 2022, em uma turma de 8º ano, considerando os conceitos trabalhados e buscando refletir acerca da importância da História Local para o ensino, pois, de acordo com Fernandes (1995), a História Local rompe com a visão hegemônica da história, abordando peculiaridades e especificidades regionais, assim como a pluralidade étnico-cultural presente na história do Brasil. As atividades foram analisadas buscando-se identificar se os estudantes, a partir das aulas e do conteúdo trabalhado em sala de aula, demonstraram, em suas produções, empatia e conscientização acerca da temática indígena, percebendo as injustiças e, até mesmo, a violência sofrida por essas populações ao longo da história. Também buscou-se identificar a aprendizagem histórica, assim como elementos da consciência histórica desses jovens em relação à temática e às problemáticas envolvidas. Após a leitura e análise das narrativas, foi possível constatar a mobilização da consciência histórica por parte dos estudantes, que compreenderam a dimensão histórica e as implicações atuais da questão. Considerando serem jovens estudantes em uma turma de 8º ano, foi importante observar como trataram das temáticas abordadas levando em conta sua subjetividade, havendo, no total, onze produções textuais resultantes da oficina, das quais, cinco citam os indígenas e denunciam a perda de seu território, e seis deram enfoque à construção da usina, sua importância e trouxeram dados históricos desse processo. Portanto, ao trabalhar conteúdos historiográficos em sala de aula, como explica Assis (2010), devemos fazer uma ponte entre presente, passado e futuro, não sendo uma mera descrição do passado. O objetivo dessa ponte é que o conteúdo tenha sentido para o aluno, o oriente para suas ações em seu meio de vivência e desenvolva sua autonomia.poropenAccessItapu; indígenas; consciência histórica; empatia histórica; História localHistória local e consciência histórica: investigando a aprendizagem de jovens estudantes de Foz do Iguaçu sobre a história da construção de Itaipu e seus impactosbachelorThesis