Brito, Danillo Ferreira deSilva, Giane de SouzaSoares, Marco Antônio Neves2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2540Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho aborda a metodologia da Aula Oficina, com o uso de evidências, como possibilidade de intervenção em aulas de história no ensino fundamental, a partir dos pressupostos teóricos do Ensino de História no campo da Educação Histórica conforme Isabel Barca (2004). O processo de construção das aulas contou com vários encontros entre professores coordenadores, professores supervisores e graduandos do Pibid- História -UEL, observação e intervenção em sala de aula do Colégio Estadual Tsuru Oguido, Londrina-Paraná. Verifica-se que a Aula Oficina possibilita ao professor uma maior interação e dinamiza a abordagem dos conceitos substantivos e de segunda ordem visando à formação da consciência histórica dos jovens em idade de escolarização a partir da cognição histórica situadaporopenAccessEnsino de históriaAula OficinaA ditadura militar em londrina desenvolvida por meio de aula oficinaconferenceObject