Marques, Verônica2023-06-192023-06-192023MARQUES, Verônica. O ensino e aprendizagem da História em livros didáticos do Novo Ensino Médio, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Este trabalho tem como objetivo analisar a reforma curricular implementada no Novo Ensino Médio no Brasil a partir de 2022, focando na análise de um dos volumes da coleção de material didático "Identidade Em Ação", produzida pela Editora Moderna e selecionada pelo PNLD 2021. Além disso, é apresentada uma breve contextualização do novo modelo de Ensino Médio que está sendo implantado. A investigação do material é embasada nos estudos de Jörn Rüsen sobre a Didática da História, que enfatiza o papel da História na vida prática dos estudantes e estabelece como objetivo da aprendizagem histórica a formação humanista. Os critérios utilizados para analisar o livro didático seguem os tópicos propostos por Rüsen no artigo "O Livro Didático Ideal" (2010). Após a análise, conclui-se que o volume analisado, destinado aos estudantes do Novo Ensino Médio, apresenta de acordo com a perspectiva ruseniana, poucas contribuições para uma reflexão aprofundada sobre os acontecimentos históricos, limitando o processo de construção da consciência histórica.poropenAccessnovo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn RüsenO Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino MédiobachelorThesis