Camargo, Melissa Maria Carneiro deJamoussi, Thaisa de Andrade2017-10-252017-10-252014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2785Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Através da globalização crescente das últimas décadas o inglês tornou-se cada vez mais presente em nossa sociedade. No entanto, o ensino da língua inglesa nas séries iniciais das escolas municipais não é matéria obrigatória, enquanto que nas escolas particulares é tido como essencial no processo de aquisição de uma segunda língua. Dentre os objetivos do PIBID Inglês da UEPG está a oferta de inglês para este nível de ensino da escola municipal. A metodologia das séries iniciais deve atender as especificidades de uma faixa etária que ainda está muito ligada ao lúdico, valorizando a capacidade da criança em aprender um idioma estrangeiro. O objetivo deste estudo é demonstrar o papel do lúdico pedagógico nas aulas de inglês propostas pelo PIBID Inglês da UEPGporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Língua estrangeiraInglêsEnsino e aprendizagem de inglês nas séries iniciais: o papel do lúdico pedagógicoconferenceObject