Fressatti, Maria Gabriela VerdérioSilva, Angélica Cristina RiveliniBaron, Alessandra MachadoTonin, Lilian Tatiani Dusman2017-10-262017-10-262014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2797Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo deste trabalho foi utilizar o açafrão como indicador ácido-base, tanto em solução como em papel indicador.Os resultados mostraram que as preparações dos indicadores se mantiveram estáveis. Em seguida, foi proposto um experimento problematizado para o ensino de química utilizando este indicador. O experimento proposto faz parte das atividades da aluna bolsista do programa PIBID e pode ser aplicado tanto em aulas em laboratório como em sala, pois utiliza materiais de fácil acesso, atóxicos e de baixo custoporopenAccessIndicador ácido-baseProblematizaçãoEnsino de químicaExperimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-baseconferenceObject