Guerios, Samantha CordeiroSantos, Gracieli GarciaZattera, Ivonete Estephane Rodrigues2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2574Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo deste texto é apresentar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para a formação docente. A inserção dos licenciandos no cotidiano da escola proporciona uma formação acadêmica mais sólida, mais rica e mais realista. Além disso, diminui as distâncias entre a teoria e a prática, contribuindo para que os futuros profissionais da educação possam propor e construir respostas novas e mais eficazes para superar os novos desafios educacionais. Formar acadêmicos mais críticos e mais preparados técnica e cientificamente para atuarem no meio sócio-cultural em que estão inseridos, representa uma das principais e mais importantes metas deste programa. A questão a ser feita é em que medida ele está atingindo seus propósitos originaisporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Formação - docênciaEducação - experiência da aprendizagemA importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid para a formação de professoresconferenceObject