Przyvara, Alice de LimaFranke, Queli Jovilda MarquesGiongo, Rosana NascimentoZanella, José Luiz2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2938Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Vivencia-se um momento no qual o distanciamento da construção e aquisição de valores afetivos reflete no espaço escolar, em indisciplina, violência, falta de respeito com professores, coordenadores colegas e consequentemente, esse panorama indisciplinar, quando não trabalhado, se reflete em questões sociais. Encontramo-nos frente a esse cenário, aprendendo a ser professor e ao mesmo tempo, temos como desafio: ensinar educando. Com isso, esse trabalho tem como objetivo apresentar as experiências acumuladas por um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma Escola de Tempo IntegralporopenAccessEducarIniciação a docênciaEscola - Tempo IntegralO educar na educação de tempo integral: Desafios para a iniciação a docênciaconferenceObject