Portillo Guillen, RafaelSilva, Denis Antonio daRocha, Felipe Cordeiro daNeckel, Lais CabralLucas, Rodrigo LopesReyna Quijano, Graciela2017-02-132017-02-132012-06-05https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/853Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila – Extensão: Grupo temático “Los cuentos, Mombe'ura: os contos navegam pelo Rio Paraná” - 05/06/12 - 08h00 às 18h00 - Unila-Centro - Salas 10 e 11 - 2o PisoLos cuentos Mombeu ́ra Os contos navegam pelo rio paraná é um programa de extensão da pró-reitoria de pesquisa e extensão da Unila na área de linguística, desenvolvido na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguay e Argentina. O programa teve ínicio em Abril de 2011 com a finalidade de integrar a universidade com as comunidades da região. O objetivo do nosso programa é incentivar a leitura nas escolas rurais da região, onde desenvolvíamos várias atividades como a de leitura de contos, textos e poesias contemplando a diversidade linguística : guarani, espanhol e português. Na parte das atividades lúdicas, levavamos musica, dança, jogos e brincadeiras. Com a orientação da professora Graciela, lemos textos bases para a formação de leitores e contavamos com oficinas e reunioes semanais para a preparação das atividades. Foram selecionados materiais na área de literatura infantil e adulta, educação, linguística, músicas, textos, que serviram como base para a formação dos bolsistas, voluntários e das atividades. No Paraguay visitamos a escola Augusto roa bastos situada no assentamento Los Comuneros localizada na cidade de Mingua Guazu, departamento do alto paraná. A escola funciona somente nos períodos matutinos e vespertinos com turmas de educação básica do 1o ao 9o ano. Foram realizadas oito visitas, onde os alunos eram dividos conforme a faixa etária em salas diferentes. A participação dos alunos era fomentada antes, durante e depois das apresentações levando em conta o feedback dos alunos participantes. Ao final das leituras os alunos eram convidados a participar das atividades ao ar livre, com jogos e músicas, propiciando assim , uma maior interação tanto entre nos e os alunos quanto entre os proprios alunos . No decorrer do programa foram feitas campanhas de arrecadação de livros para abastecer a biblioteca popular Arekaja que era acessível também a comunidade. De imediato houve um grande interesse por parte dos alunos. Devido a isso os dois bolsistas do projeto fizeram uma visita para organizar a biblioteca e separar os livros conforme a área de interesse. Em uma das visitas, os alunos prepararam apresentações de contos de autores paraguaios que foram lidos em público. Demonstrando não só o interesse pela literatura como também a habilidade em conta-los para os outros alunos. Ao finalizar os encontros no assentamento Los comuneros, notamos que o interesse pela leitura e pelo aprendizado de idiomas cresceu consideravelmente nos alunos. Enquanto que a procura por livros na biblioteca passou a ser mais frequente. No Brasil as visitas aconteceram duas vezes em um assentamento da escola agroecológica do MST, que fica situada na cidade de São miguel do Iguaçu. Apresentamos o programa da Unila, levantamos o perfil dos alunos e fizemos atividades literarias com leituras em voz alta e teatralização de textos e canções do movimento proposta pelos alunos. Na Argentina o local escolhido foi na cidade de Wanda, na provincia de Misiones. Fizemos contato com os educadores , técnicos agropecuários e pais de alunos. Que manifestaram grande interesse pelo programa.spaopenAccessTríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)São Miguel do Iguaçu (PR) - BrasilMombe'urãconferenceObject