Silva, Natália daGodoi, Joélia Cordeiro deArruda, Cristiane Aparecida2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2553Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Neste texto, apresentamos estudos e reflexões sobre a intervenção pedagógica nominada “Bomba de sementes” realizada com as crianças participantes da Ciranda Infantil durante a XIII Jornada de Agroecologia. A proposta foi desenvolvida juntamente com os estudantes do curso de Pedagogia do Campo que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID 4 . Essa realização permitiu que as crianças vivenciassem intervenções pedagógicas afetas à temática proposta para o evento. Conclui-se que a formação em agroecologia é um dos elementos fundamentais na formação das crianças do campo, na medida em que possibilita a construção da identidade dos sujeitos Sem Terra e ao mesmo tempo desperta para curiosidade e necessidade de um novo jeito de se relacionar com a natureza e com os outros sujeitosporopenAccessEducaçãoCiranda InfantilVivências PedagógicasA formação em agroecologia na ciranda infantil: a vivência com a “bomba de sementes”conferenceObject