Santos, Daniele LitvinMartins, Juliana Flávia FerreiraSantos, Ronaldo Medeiros dos2017-10-302017-10-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2869Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Relato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa. Temos como objetivo compartilhar as principais experiências, ideias, métodos e dificuldades. Iniciamos, portanto, propondo estratégias diferenciadas com a inclusão da interdisciplinaridade no âmbito escolar. Para isso, buscamos uma relação ensino-aprendizagem mais envolvente com os estudantes e contribuintes da escola. Procurando trabalhar em espaços diferenciados, como forma de inclusão dos mesmos. A resposta dos estudantes às estratégias trabalhadas nos firmou mais seguros do planejamento de práticas docentes mais motivadoras, criativas, instigantes e curiosas, ampliando a relação professor-aluno tornando-os mais críticos e participantes da construção do conhecimentoporopenAccessInterdisciplinaridadeAprendizagemMotivaçãoInterdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da CostaconferenceObject