Wolfgram, EduardoGomes, Ludmila Mourão Xavier2017-03-022017-03-022016-10https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1283Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Ciências BiológicasAtualmente, as mortes por acidentes de trânsito representam um importante problema de saúde no mundo. Por ano, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem nas estradas de todo o planeta, além dos milhões de feridos graves. Os acidentes de trânsito constituem uma das principais causas de morte entre os jovens (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2015, p. x). Sabe-se que o fluxo de pessoas, veículos ou mercadorias é, normalmente, maior nas regiões fronteiriças do Brasil (OCAMPO, 2008, p.149). Recentemente, este fenômeno tem sido potencializado pela criação e fortalecimento de políticas públicas com vistas à integração sul- americana, que tem o objetivo de fortalecer política e economicamente a região (GADELHA; COSTA, 2007, p.226). Logo, analisar os óbitos por acidentes de trânsito nas áreas fronteiriças é importante para o conhecimento de tendências e impacto das intervenções de políticas públicas adotadas para reduzir os índices de acidentes. O presente estudo teve por objetivo analisar a mortalidade por acidentes de trânsito em população residente no estado do Paraná em região fronteiriça e não fronteiriça, no período de 2002 a 2012.poropenAccessAcidente de trânsitoPopulação fronteiriçaEstado do ParanáPopulação não fronteiriçaMortalidade por acidentes de trânsito na população fronteiriça e não fronteiriça do ParanáconferenceObject