Jesus, Atair José Bernardino deSell, Ana CaroliniBueno, Cristiane2018-01-042018-01-042014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3129Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente texto objetiva-se em apresentar um relato de experiência de acadêmicos do curso de pedagogia e bolsistas PIBID/CAPES/MEC, sobre um projeto de incentivo a literatura que acontece anualmente em uma escola da rede municipal de educação no município de Cascavel-PR. Para construir tal reflexão, faremos primeiramente um breve histórico do subprojeto do PIBID de pedagogia da UNIOESTE/Cascavel-PR, e da escola Maria dos Prazeres Neres, com seu projeto: contador de histórias, pondo em relevo a importância da literatura no ambiente escolar a partir de Bettelheim (1978). Paralelo a isso, apresentaremos a iniciação docente no PIBID – utilizando dos estudos de Infante (1996), Guathier (1998), Neitzel, et al (2013), e Saucedo, et al (2012) – t razendo a baila o papel da instituição escolar, responsável pela oferta da educação básica, e dos profissionais que nela atuam, na formação de acadêmicos e da contribuição destes na rotina escolarporopenAccessLiteratura infanto-juvenilPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)PIBID e a contação de histórias: relato de uma experiência de apoio a uma iniciativa de incentivo a literaturaconferenceObject