Barbieri, Rodrigo da Silva2023-06-282023-06-282023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7459Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.O PNAE estabelece que os cardápios oferecidos nas escolas devem respeitar hábitos alimentares culturais e locais. O presente trabalho tem como objetivo averiguar em que medida a dimensão cultural da alimentação está presente na execução do programa. A metodologia adotada foi qualitativa, implementada por meio de entrevistas e reflexões dos executores do programa e dos estudantes. Ficou evidenciado desafios encontrados pelo Centro de Distribuição de Alimentação Escolar na região, ações desenvolvidas no campo da Educação Alimentar e Nutricional que dialoguem com a aceitabilidade dos cardápios por parte dos alunos e desafios na dimensão burocrática de aplicação do programa. Por parte dos educandos ficou explícito uma aceitação geral com a alimentação oferecida pela escola, uma vez que todos os participantes declararam consumir e gostar dos pratos.poropenAccessAlimentação; Cultura Alimentar; Hábitos Alimentares; PNAE.A Dimensão Cultural na Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar: o Caso do Município de Ferraz de Vasconcelos (SP)bachelorThesis