Daher, Del Carmen2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecem mudanças para a Educação Básica do Brasil e traçam um projeto nacional de educação escolar que tem como eixo uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre os entes federados. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFIC) e a Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, determinam a reforma dos cursos de licenciatura e nele referem a BNCC, documento com o qual deverá articularse na nova configuração dos cursos de formação docente, tendo em vista a instituição de um Sistema Nacional de Educação (SNE). Em meio a diversas polêmicas sobre essas mudanças, tornase fundamental refletir sobre aspectos teóricos, políticos e éticos intrínsecos ao trabalho do professor e muito pouco abordados e valorizados no/pelo meio acadêmico. O objetivo da comunicação é: (a) trazer à discussão uma compreensão sobre o trabalho docente para além do clássico entendimento de um ensino de língua restrito ao espaço da sala de aula; (b) refletir sobre o trabalho do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas públicas, neste caso, relativas ao componente língua estrangeira moderna – Espanhol; (c) ressaltar a necessidade de assunção como linguista aplicado de seu papel acadêmicosocial, com vistas a superar o lugar que vem sendo conferido a esse profissional dentro e fora do espaço escolar (ROCHA; DAHER, 2015)poropenAccessDiretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEBPolíticas educacionais linguísticasPara além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticasconferenceObject