Pegoretti, Renata FerrariOliveira, Rosana Arlete deFrick, Elaine de Cacia de Lima2017-10-252017-10-252014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2786Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Quando se propõe uma discussão teórico-metodológica do ensino da Geografia, diretamente deve-se ligá-la a prática docente hoje exercida na escola sobre a perspectiva dessa disciplina. Essa prática docente, juntamente com o corpo pedagógico, é responsável desde as séries iniciais pela alfabetização geográfica que se é construída na medida em que o entendimento e os conceitos da disciplina são exercitados ao longo dos anos. Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel e os objetivos da geografia na escola, tendo como principal objetivo a discussão acerca do ensino da geografia escolar, e principalmente da importância geopolítica na elucidação dos demais conhecimentos geográficos. Como início de trabalho, foi utilizada a aplicação de uma atividade a alunos do 2o ano do ensino médio sobre o tema “Guerra Fria”, pela qual se tirou algumas conclusões e considerações de estudoporopenAccessGeografia escolarConhecimento geográficoGeopolítica escolarGeopolíticaEnsino escolar da geopolítica e sua importância na alfabetização geográficaconferenceObject