Baptistão, Patrícia FerroRevelino, Cladilaine AparecidaSilva, Fernando Oliveira daNervis, Jonis Jecks2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2605Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência enquanto atuantes na Escola Estadual Imaculada Conceição, em Jacarezinho-PR, bem como em estudos de autores como Lino de Macedo e Francismara Neves de Oliveira, que expõem a defasagem de tais salas no contexto escolar. Tal iniciativa partiu da saliente distância observada durante o período de intervenção do PIBID com relação à realidade escolar e às normas da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Diante dos impactos de tal experiência, observa-se a importância do PIBID para a carreira profissional docente, visto que o bolsista, quando professor, atuará de forma a viabilizar melhorias em problemáticas como essa, encontradas frequentemente na educação básicaporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Formação - docênciaMatemáticaA problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBIDconferenceObject