Schlosser, Ulisses Leão2025-02-032025-02-032024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8796Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Integração Latino-Americana.A dissertação tem o objetivo de identificar, em revisão de literatura, possíveis contribuições do povo Guarani com indicativos para uma cultura de paz e não violência a ponto de auxiliar uma pessoa a não cometer desrespeitos e crimes que possam levá-la a se submeter a um sistema de justiça estatal. A dissertação contém três capítulos. O primeiro capítulo desenvolve explorações conceituais do fenômeno prisional e a discussão da filosofia de antiaprisionamento, o segundo trata da coleta de dados sobre a cultura prisional, da construção desse conceito e do estudo de populações prisionais, e o terceiro capítulo estuda especificamente as contribuições da cultura Guarani para uma cultura antiprisional. O tema do antiaprisionamento se relaciona com a noção dos cuidados comunitários necessários para diminuir ao máximo a probabilidade de a pessoa vir a cometer crime e ser presa. A necessidade dessa temática se desenvolve no contexto da imposição colonizadora da cultura prisional dos sistemas de justiça estatal e capitalista nos países latino-americanos. O histórico colonizador e os conceitos sobre o sistema criminal e penal constituem conteúdos a serem estudados no primeiro capítulo, juntamente com indícios de resistência guarani aos mesmos sistemas de justiça. O problema de pesquisa tem o seguinte enunciado: Como se desenvolve a raiz anticonflitiva Guarani, seja nas relações cotidianas nas aldeias, ou em meio à resistência decolonizadora ou anticolonizadora, considerando a possibilidade de não submissão ao sistema de justiça constituído pelos estados nacionais? Para a revisão de literatura, a proposta foi utilizar o método de análise de conteúdo para classificar os dados das fontes. A investigação do problema possibilitou identificar evidências com potencial de conectar a pesquisa do modo de ser Guarani com elementos úteis para a formação de pessoas no sentido de diminuir a probabilidade de uma pessoa ser submetida ao sistema de justiça criminal e penal, ou seja, de vir a ser presa. Em resultado, verifica-se um duplo benefício: primeiro a revalorização de aspectos culturais e formativos do povo Guarani, e segundo o levantamento de conhecimentos de base originária indígena com possibilidade de contribuir em filosofias e programas de cuidados comunitários para as sociedades em geral e, em especial, na América Latina dada a originalidade local da cultura Guarani e sua proximidade ou continência nos respectivos países. Resumen La disertación tiene como objetivo identificar, a través de una revisión bibliográfica, posibles aportes del pueblo guaraní con indicaciones para una cultura de paz y no violencia, al punto de ayudar a una persona a no cometer faltas de respeto y delitos que puedan llevarla a someterse a un Estado. sistema de justicia. La tesis contiene tres capítulos. El primer capítulo desarrolla exploraciones conceptuales del fenómeno carcelario y la discusión de la filosofía anti-aprisionamiento, el segundo aborda la recopilación de datos sobre la cultura carcelaria, la construcción de este concepto y el estudio de las poblaciones carcelarias, y el tercer capítulo estudia específicamente las contribuciones de Cultura carcelaria Guaraní por una cultura antiprisional. El tema del anti-aprisionamiento está relacionado con la noción de atención comunitaria necesaria para minimizar la probabilidad de que una persona cometa un delito y sea arrestada. La necesidad de este tema se desarrolla en el contexto de la imposición colonizadora de la cultura carcelaria por parte de los sistemas de justicia estatales y capitalistas en los países latinoamericanos. La historia colonizadora y los conceptos sobre el sistema penal y penal constituyen contenidos a estudiar en el primer capítulo, junto con evidencias de la resistencia guaraní a los mismos sistemas de justicia. El problema de investigación tiene el siguiente enunciado: ¿Cómo se desarrolla la raíz anticonflicto guaraní, ya sea en las relaciones cotidianas en los pueblos, ya sea en medio de las resistencias descolonizadoras o anticolonizadoras, considerando la posibilidad de insumisión al sistema de justicia constituida? por los estados nacionales? Para la revisión de la literatura, la propuesta fue utilizar el método de análisis de contenido para clasificar los datos de las fuentes. La investigación del problema permitió identificar evidencias con potencial para conectar la investigación sobre la forma de ser guaraní con elementos útiles para la formación de personas con el fin de reducir la probabilidad de que una persona sea sometida al sistema de justicia penal y penal, es decir, de venir a ser arrestado. Como resultado, hay un doble beneficio: por un lado, la revalorización de aspectos culturales y formativos del pueblo guaraní, y por otro, el acopio de conocimientos indígenas con posibilidad de contribuir a filosofías y programas de atención comunitaria a las sociedades en general y, en Particularmente, en América Latina dada la originalidad local de la cultura guaraní y su proximidad o continencia en los respectivos países.viopenAccessantiaprisionamentoeducação indígena guaraniresistência anticolonizadoravalores origináriosContribuições do modo de ser guarani para uma cultura antiprisional