Moreno, Jean CarlosPereira, Amanda CamargoCarvalho, Rodrigo Vinicius de2018-01-302018-01-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3293Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Partindo das considerações da Didática da História de Jorn Rüsen, o subprojeto PIBID História UENP busca empreender a formação de professores com base na ideia de que a escola é também um campo de investigação para os docentes. É apenas de posse deste olhar indagador sobre a realidade escolar que se pode conceber modificações metodológicas com vistas à melhoria da aprendizagem discente. A presente comunicação relata e busca refletir sobre uma experiência do PIBID junto a alunos do 9o ano da rede pública de Ensino do estado do Paraná abordando a temática do mito da ‘Democracia Racial’ brasileira nas aulas de HistóriaporopenAccessDemocracia racialEducação étnico-racialConsciência histórica‘Democracia racial’: relato de uma experiência do Pibid história UENPconferenceObject