Damico, DouglasSilva, Mayara Portieri Alves daBortoloci, Naiara BriegaFurlanete, KarinaBroietti, Fabiele Cristiane Dias2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2963Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho teve como objetivo aplicar a Situação de Estudo introduzindo na aula experimental o ensino por investigação e analisar a familiaridade com que os alunos desenvolveriam hipóteses a respeito de determinado problema. Observamos no desenvolvimento do trabalho que os alunos mostram-se bastante motivados com a ideia de elaborar explicações para o experimento tratado no laboratório, correlacionaram o conteúdo estudado nas aulas teóricas com a prática experimental e demonstraram interesse maior a respeito do conteúdo teórico. Além disso, constatamos que o ensino por investigação pôde ser implementada com uma mudança feita a partir de uma atividade já realizada pela professoraporopenAccessSituação de estudoEnsino por investigaçãoEnsino de ciênciasO ensino por investigação e a possibilidade de elaborar hipóteses: a fermentação e seu caráter investigativoconferenceObject