Silva, Tayssa Nogueira daRivelini-Silva, Angélica CristinaTonin, Lilian Tatiani Dusman2017-10-312017-10-312014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2874Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da organização curricular Situação de Estudo (SE), como forma de ensino dos temas pH e indicadores ácido e base e reações de óxido-redução. Observando-se o notável interesse de adolescentes por séries de cunho criminal, optou-se pela elaboração de uma situação de estudo que partisse de apurações de fatos investigativos criminais, a fim de se abordar técnicas e fundamentos da perícia, elucidando a ciência envolvida nas investigações criminaisporopenAccessEducação - ensino de químicaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de químicaconferenceObject