Langaro, Leticia NataliaSpielmann, RosaneNovaes, Barbara Winiarski Diesel2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2982Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho visa relatar as percepções que professores supervisores possuem sobre o Programa Institucional de Iniciação à Docência referente ao desenvolvimento de tal programa nas escolas parceiras. Para tanto foi elaborado um questionário com oito questões abertas para que os professores respondessem e que foram baseadas no terceiro artigo do decreto n.7.219 que dispõem sobre os objetivos do PIBID (BRASIL, 2010). A partir da análise do material, elencamos quatro temáticas e fizemos uma análise qualitativa das respostas dos docentes. Os resultados revelam que as percepções dos professores supervisores sobre o PIBID são positivas, pois o programa possibilita, entre outros, rever e melhorar a sua didática, tornar possível aos licenciandos vivenciarem a sala de aula antes do estágio obrigatório sendo fundamental a participação dos supervisores no processo de formaçãoporopenAccessRelação Teoria-PráticaFormação - docênciaO PIBID de matematica da UTFPR de Toledo na visão dos professores supervisores: primeiras impressõesconferenceObject