Houedanou, Mireille2025-09-012025-09-012025-09-01https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9287Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.O trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “A Política de Acesso para Refugiados no Ensino Superior na Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA)”, tem como objetivo geral analisar a política de acesso de refugiados aos cursos de graduação da UNILA, com ênfase no Processo Seletivo para Refugiados e Portadores de Visto Humanitário (PSRH), em relação ao primeiro edital publicado em 2018 e o mais recente publicado em 2024. Para tanto os objetivos específicos foram explicitar a questão do refúgio no sistema internacional e no Brasil e evidenciar a política de acesso para refugiados aos cursos de graduação da UNILA. Esta pesquisa tem caráter exploratório e utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental. Neste sentido, abordamos o conceito de refúgio no cenário internacional e brasileiro. No Brasil, a legislação reconhece o direito dos refugiados à educação, o que fundamenta políticas como a da UNILA. Esta universidade, com vocação internacional e inclusiva, criou o PSRH e desde o primeiro edital em 2018, houve ampliação no número de vagas e melhorias no processo seletivo. A UNILA também adota políticas de ações afirmativas voltadas à permanência desses estudantes. O trabalho conclui que a UNILA pode ser um exemplo de inclusão e compromisso com os direitos humanos, embora ainda existem desafios a serem superados para garantir pleno acesso e permanência de refugiados no ensino superior.viopenAccessensino superiorUNILArefugiadosimigrantesA política de acesso para refugiados no ensino superior na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)