Reis, Ana Beatriz dosKopis, Marisete do RocioCamargo, Joseli Almeida2018-01-292018-01-292014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3266Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ambiente escolar, devido, ao envolvimento e dedicação dos acadêmicos. Os momentos vivenciados, nos primeiros meses, possibilitaram tanto aos acadêmicos como às professoras supervisoras um olhar mais criterioso sobre a realidade escolar, detectando algumas dificuldades de aprendizagem na matemática nos alunos do 6o ao 9o anos do E.F. Nesta direção ações didático pedagógicas são estudadas nas reuniões semanais, planejando-se atividades motivadoras e eficazes para que aconteça a aprendizagem. À medida que se avança na melhora das dificuldades diagnosticadas, avança-se também no estudo de novas estratégias metodológicas, com a consciência de que o ensino e aprendizagem é um processo em que não se tem um único caminhoporopenAccessMatemáticaFormação - docênciaUm olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aulaconferenceObject