Biazin, Ana Caroline BotelhoWillms, Ana PaulaSousa, Fernanda DeKettermann, Rafael Helmuth2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2988Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo visa relatar as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática por meio do projeto PIBID e suas ações complementares de aprendizagem, as quais vêm sendo desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira na cidade de Pato Branco, Paraná. As ações complementares têm como objetivo trabalhar em turno extraclasse com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática. Sendo desenvolvidas com os alunos atividades referentes aos conteúdos conceituais vistos em sala de aula, através de jogos, aulas expositivas, atividades em grupo e exercícios para reforço do conteúdo. Com isso entendemos a importância que o PIBID possui, como auxiliador no ensino e aprendizagem tanto dos bolsistas, como dos alunos participantes do projetoporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)MatemáticaO PIBID e a intervenção das ações complementares na escolaconferenceObject