PROEX – UNILA (org.)2022-04-112022-04-112022978-65-87650-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6530A pandemia de Covid-19, que teve início em março de 2020, transformou o mundo de muitas maneiras. Também a educação, fortemente embasada em atividades presenciais. A extensão, um dos tripés que sustentam a educação superior, sofreu as consequências do isolamento social de forma ainda mais aguda. Afinal, como se manter em contato com a comunidade, ouvir e atender demandas, propor ações estando tão distantes quando o cerne da extensão é justamente aproximar a Universidade das pessoas, quebrando os muros visíveis e invisíveis que a cercam? Esta foi a angústia pela qual passaram docentes, discentes e técnicos-administrativos integrantes das ações de extensão desenvolvidas na UNILA. “O nosso maior desejo diante da pandemia, como pessoas que acreditam no contato, no olhar sem próteses, na viva voz, nas gestualidades das mãos e nas performances dos corpos como um todo, e que claramente foram comovidas pela virtualidade, é que a distância não distancie. Ou que distancie o menos possível”, escreve o docente Gastón Cosentino, coordenador do projeto “Conficcionamientos: oficina de leitura e escrita criativa”. A obra contém coletânea de relatos, importantes registros sobre a capacidade de adaptação das equipes extensionistas em um período tão particular da história humana. Representam um material didático que mostra as dificuldades e aponta as saídas em momentos extremos. Os resultados de tamanho desafio e do uso da tecnologia provam que a Extensão pode ser sem fronteiras.poropenAccessEducação SuperiorExtensão UniversitáriaPandemia Covid-19Pró Reitoria de ExtensãoUniversidade Federal da Integração Latino Americana - UNILAExtensão e PandemiaRelatos de Extensionistas sobre suas Ações no Primeiro Ano de Pandemiabook